domingo, 29 de março de 2009

Mano Gaveta sente lesão no joelho direito e é poupado


Atleta passa nessa segunda-feira por exames
O pivô rio-grandino Mano Gaveta que já passou pela Associação Noiva do Mar nos anos de 2005 e 2006, no passado disputou o Estadual Série Ouro pelo Três Coroas e está integrado no plantel que disputará o Gauchão 2009 sentiu uma lesão no joelho direito no treino dessa sexta-feira, 27.


O atleta trabalhou normalmente, fez o alongamento e no momento em que levantou-se colocando o pé no piso sentindo a lesão no joelho direito. A temeridade do jogador é que trate-se de algo relacionado ao menisco, o que necessariamente implicaria em cirurgia e um tempo maior de recuperação.


Os meniscos são cartilagens presentes na articulação fêmurotibial (joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia. Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fêmur e da tíbia.

São dois meniscos, um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia lua, com uma divisão em corno anterior, corpo e corno posterior. Como cartilagem, apresentam poucos vasos sangüineos, o que dificulta sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente. Após cirurgia o tempo de recuperação varia de 3 a 4 semanas.


Mano Gaveta será atendido na manhã dessa segunda-feira, 30, pelo Fisioterapeuta da Associação Noiva do Mar, Fabiano Minasi e à tarde deverá passar por um exame de ressonância magnética, método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição.


Por enquanto, o atleta está sendo poupado dos trabalhos físicos que estão sendo coordenados pelo Professor Claudinei Costa.
Deivid Pereira

Nenhum comentário: